Como melhorar meu ambiente de TI

ambiente de ti
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Se há um ponto onde CIOs e gestores concordam sem pestanejar é que o desempenho de TI deve ser aprimorado. Com isto mantemos um setor ágil e eficiente, capaz de encarar a alta competitividade do mercado. Almejar este objetivo, contudo, não impede que muitos se perguntem “Como melhorar meu ambiente de TI”?

Existe uma série de medidas que podem ser adotadas neste sentido. Algumas dizem respeito à infraestrutura propriamente dita, outras têm relação com a moral da sua equipe. Vale lembrar que para aqueles empreendimentos que lidam com grande fluxo de dados, a infraestrutura eficiente torna-se também uma questão de compliance.

Neste caso, porque um bom ambiente é fator preponderante para garantir a segurança da informação. Cenário que compreende igualmente a necessidade de uma equipe técnica não apenas qualificada, mas engajada na resolução de problemas. As medidas que ajudam a melhorar o seu ambiente de TI e alcançar estes objetivos você confere a seguir.

Como melhorar meu ambiente de TI? Descubra em 5 dicas básicas

• Busque por erros na infraestrutura

O bom ambiente de TI começa a ser construído quando mitigamos os seus erros. A princípio você deve identificar quais são os problemas mais frequentes que o setor enfrenta. Em alguns casos basta estruturar novos processos para resolver a questão.

Quanto ao diagnóstico dos problemas, ele pode ser feito questionando a sua equipe ou avaliando os chamados mais frequentes no Help Desk. A partir disto é possível implantar métodos eficientes para a correção de erros.

• Não descuide da manutenção dos equipamentos.

A princípio este pode soar como um aviso óbvio, mas não se engane. O maior erro cometido pelas empresas com relação à manutenção é não determinar cuidadosamente a sua periodicidade. É a frequência adequada que permitirá a identificação prematura de falhas que possam gerar indisponibilidade e perdas.

O ambiente deve ser alinhar às necessidades do negócio e a sua equipe deve envolver-se nas metas de TI

• Alinhe o ambiente de TI às necessidades do negócio

Garantir que equipamentos e sistemas estejam em perfeito funcionamento é um dos caminhos indispensáveis para um bom ambiente de TI. Não obstante, a tecnologia deve estar alinhada às necessidades da empresa, ou seja, todo investimento e modificação neste quesito precisa fazer sentido para o seu negócio.

Muitas vezes a resposta de “como melhorar meu ambiente de TI” pode envolver a adoção de recursos diferenciados. A utilização de serviços na nuvem, por exemplo, tem o potencial de melhorar as atividades de backup da empresa. Avalie bem as suas necessidades para tomar as decisões que fazem mais sentido para o seu negócio.

• Envolva a equipe e monitore sinais de Burnout

O seu ambiente de TI pode até estar impecável, mas ele ainda dependerá do desempenho da equipe. Por isto o bom gerenciamento deste ambiente implica em envolver os colaboradores nas metas do setor. Objetivos em cascata, por exemplo, proporcionam maior governança.

Importante: saindo do método tradicional de atribuição de metas você poderá valorizar as contribuições de cada membro da equipe. Outro detalhe importante é monitorar o Burnout. Afinal, por melhor que seja o trabalho duro, ele não deve levar à exaustão. Sobretudo porque este é um estado que vai aumentar a incidência de erros humanos.

Uma consultoria em TI é algo a se considerar

• Uma consultoria em TI pode ajudar

Apesar da explosão de tecnologias e novos produtos digitas terem impulsionado a carreira de profissionais de TI, Muitas vezes as respostas para a dúvida de “como melhorar meu ambiente de TI” precisam vir de fora da sua empresa. Uma consultoria fará a análise da área apontando a melhor forma de integrar e otimizar processos. Quer saber mais a respeito desta alternativa? Então aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores!

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%