O que é AWS: Tudo sobre a nuvem da Amazon

aws
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Conhecido como o Amazon Web Services, a AWS é uma ferramenta disponibilizada pela Amazon para oferecer serviços de infraestrutura de TI. Desde 2006, o serviço usa a computação na nuvem para trazer essa solução de uma maneira que cabe no bolso das empresas, podendo ajudar tanto pequenos como grandes negócios. Portanto, confira o post e entenda tudo sobre a AWS, a nuvem da Amazon.

Como funciona o AWS?

Com um data center no Brasil, o AWS traz uma boa infraestrutura para as empresas, por um custo relativamente baixo. Além de ser completamente escalável, ainda permite que sejam eliminadas certas despesas, principalmente no início da implementação.

Também não demanda um comprometimento em longo prazo. Ou seja, você só paga pelo que usa, dentro dos milhares de servidores disponíveis. É uma das formas de economizar usando o AWS.

Além disso, a plataforma é aberta, permitindo que o gerente de TI escolha o modelo de programação ou plataforma de desenvolvimento que mais se adéqua ao que a empresa precisa. E é claro que, por ter o apoio de uma gigante como a Amazon, tem todas as ferramentas e certificações de segurança.

Dentro da plataforma, você pode hospedar praticamente qualquer tipo de aplicativo, serviço de SaaS, páginas web e outras soluções. Outra opção é fazer o armazenamento de dados com a criação de um backup confiável.

Por fim, a própria Amazon e a comunidade têm bastante material sobre como usar o AWS.

Como é a presença do AWS no mercado?

Uma vantagem do AWS em relação aos outros players no mercado é a garantia da Amazon de que o conteúdo está sempre disponível, mesmo que haja um problema. Assim, sites podem continuar online e gerar receita independente de qualquer problema.

Além deste diferencial, o AWS é a plataforma que traz a gama mais variada de serviços de TI na nuvem no mercado atual. Os serviços podem ser divididos em dois grandes grupos.

Quais são os principais serviços do AWS?

De um lado, a Amazon traz os serviços básicos. Ou seja, são aqueles serviços computacionais, de base de dados, armazenamento e rede. Isso significa criar servidores virtuais na nuvem, fazer o armazenamento e controle de vídeos, imagens e diversos outros arquivos.

Além disso, existem os serviços de plataforma que trazem soluções um pouco mais sofisticadas. Por exemplo, a distribuição de conteúdo, o envio de mensagens de forma inteligente e diversos outros.

A vantagem do AWS é sua flexibilidade. Você pode adotar as soluções, conforme elas façam sentido para sua necessidade, sem precisar investir muito recurso financeiro.

Portanto, os serviços da Amazon podem ser usados por praticamente qualquer tipo de usuário. Uma pessoa que tem um site ou blog que tem algum tráfego pode usar o mais básico do AWS.

Mas esta solução, como ficou claro, também pode ajudar grandes empresas e plataformas, com um nível de sofisticação bem alto. Por isso, a lista de clientes do AWS inclui empresas gigantes e algumas das maiores líderes em inovação no mercado, como a Netflix e o Nubank.

O que você acha? Quer conhecer mais sobre o assunto? Então preencha o formulário abaixo e baixe grátis o nosso eBook sobre redução de custos  e aprenda ainda mais sobre o AWS.

Relacionados

Newsletter 4Matt

Materiais Gratuitos

Tenha acesso a E-Books, Infográficos, Webinars e Vídeos

Posts Relacionados

TerraForm Logo
Governança

Terraform para governança de custos Cloud

Se você chegou até este artigo sobre Hashicorp Terraform, são grandes as chances de você ter responsabilidades DevOps (ou arquitetura Cloud) e está se perguntando:

Flexera Software
Governança

Flexera Software

A Flexera Software foi líder global no quadrante mágico do Gartner nos anos de 2018 e 2019 em soluções de Gerenciamento de Ativos de Software

Oracle Cloud
Governança

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle mudou sua estratégia de nuvem em 2020. A AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform dominam o mercado público de nuvem, com 60%